Músculo de Gantzer: epidemiologia e influência nas síndromes compressivas do interósseo anterior e do pronador redondo
Resumen
INTRODUCAO: O músculo de Gantzer é uma porção acessória do flexor longo do polegar ou do flexor profundo dos dedos, está localizado no antebraço, sendo considerado uma variação anatômica. Em geral o músculo de Gantzer situa-se em relação posterior, e em menor parte anterior, aos nervos mediano e interósseo anterior, sendo inevervado pelo último. Tal localização sugere que a compressão desses nervos possa ser causada pelo músculo de Gantzer, levando às síndromes compressivas do interósseo anterior e do pronador redondo. OBJETIVO: Demonstrar as relações anátomo-topográficas do músculo de Gantzer com o nervo mediano e sua importância na síndromes compressivas do interósseo anterior e do pronador redondo. METODOLOGIA: serão dissecados um total de 40 antebraços de 20 cadáveres adultos no laboratório de anatomia da Faculdade de Ciência Medica da PUCSP. As peças anatômicas serão documentadas com anotações e fotografias, e posteriormente armazenadas nos tanques do laboratório de anatomia. Para o estudo estatístico serão obtidas distribuições absolutas e percentuais e serão realizados os testes de Kappa e Mcneman.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.