Psoríase pustulosa palmo-plantar de apresentação unilateral
Palabras clave:
psoríase, pústulas, psoríase pustulosa palmo-plantarResumen
Introdução: Psoríase pustulosa é um subtipo menos comum de psoríase, que pode manifestar de forma generalizada ou localizada. Forma localizada ocorre geralmente de maneira bilateral e simétrica nas regiões das palmas e plantas (Psoríase Pustulosa Palmo-Plantar – PPPP), e quando a erupção das pústulas acontece no leito ungueal e nas extremidades dos dedos, há a acrodermatite de Hallopeau. PPPP é caracterizada por pústulas estéreis nas palmas e plantas com eritema, fissuras e hiperqueratose; além de prurido, queimação ou dor. Pode persistir por anos, com períodos de exacerbação e remissão, sendo de difícil tratamento. Em geral, a PPPP é rara, acometendo principalmente mulheres de meia idade, com associação ao tabagismo. Diagnóstico é feito pelo exame físico e análise anatomopatológica com: paraqueratose, espongiose epidérmica com acúmulo de neutrófilos na epiderme (pústulas espongiformes de Kogoj e microabscessos de Munro). Objetivo: Relatar caso de PPPP, com acometimento unilateral. Metodologia: Paciente atendida em ambulatório com diagnóstico de PPPP unilateral em planta e palma esquerdas. Relato de Caso: Sexo feminino, 55, com queixa de lesão na região plantar e palmar esquerda com eritema, descamação e pequenas pústulas. Análise histopatológica mostrando paraceratose, microabcessos córneos, espongiose e prolongamento das cristas epiteliais; derme com infiltrado inflamatório linfocitário na derme superficial. Hipótese diagnóstica: PPPP unilateral. Conclusão: PPPP é variante clínica incomum da psoríase, de difícil tratamento e que compromete de forma significativa a qualidade de vida. Recomenda-se o manejo individualizado, tendo em vista o diagnóstico precoce e tratamento para garantir a qualidade de vida do paciente.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.