Avaliação da implementação da metodologia ativa na liga de cirurgia pediátrica e técnica cirúrgica da PUC-SP pelos membros
Resumen
Introdução: A metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizado Baseado em Problemas) tem cada vez mais adesão de faculdades de medicina no Brasil e no Mundo. Entretanto, as Ligas Acadêmicas das faculdades que adotam o PBL continuam ensinando da maneira tradicional. Desta forma, observa-se uma incompatibilidade entre o método de ensino da faculdade e das ligas acadêmicas. A Liga de Cirurgia Pediátrica e Técnica Cirúrgica da Faculdade de Ciências Média e da Saúde – PUC-SP se reestruturou para que a fosse implementado a Metodologia Ativa em suas atividades, contando com visitas semanais na enfermaria, UTI e PS Pediátricos, acompanhamento de cirurgias, cursos práticos realizados no laboratório, relatos de casos apresentados pelos membros e discussão de casos. Objetivo: Avaliar a aceitação da nova metodologia da Liga pelos membros. Material e método: Coleta e análise de dados obtidos através de um questionário respondido pelos membros. Resultados: Dos 45 membros da Liga, 33 responderam o questionário. 27 (82%) participam também de outras ligas. Destes, que são capazes de comparar os dois tipos de metodologias presentes nas ligas da faculdade, 26 (96%) acredita que o médoto adotado pela Liga de Cirurgia Pediátrica seja mais compatível com o PBL adotado pela Faculdade, sendo que 19 (70%) acredita que o método seja melhor e 8 (30%) acredita que não há diferença. Quanto ao aprendizado, 26(96%) acredita que nesse modelo o aluno pode aprender mais desta maneira, enquanto 1 (4%) acha que não. De maneira geral, 18 (55%) avalia a Liga como ótima, 14 (42%) como boa e 1 (3%) como regular. Conclusão: A nova metodologia implantada teve bons resultados segundo os membros, sendo mais compatível com a metodologia de ensino da Faculdade e isso torna a Liga melhor e aumenta o aprendizado.Descargas
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