Avaliação da implementação da metodologia ativa na liga de cirurgia pediátrica e técnica cirúrgica da PUC-SP pelos membros

Autores/as

  • Bruno Castro Fernandes Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Stephanie Caroline Barbosa Bologna Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Ana Cristina Pithon Curi Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Willy Marcus França Docente, Medicina, FCMS/PUC-SP

Resumen

Introdução: A metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizado Baseado em Problemas) tem cada vez mais adesão de faculdades de medicina no Brasil e no Mundo. Entretanto, as Ligas Acadêmicas das faculdades que adotam o PBL continuam ensinando da maneira tradicional. Desta forma, observa-se uma incompatibilidade entre o método de ensino da faculdade e das ligas acadêmicas. A Liga de Cirurgia Pediátrica e Técnica Cirúrgica da Faculdade de Ciências Média e da Saúde – PUC-SP se reestruturou para que a fosse implementado a Metodologia Ativa em suas atividades, contando com visitas semanais na enfermaria, UTI e PS Pediátricos, acompanhamento de cirurgias, cursos práticos realizados no laboratório, relatos de casos apresentados pelos membros e discussão de casos. Objetivo: Avaliar a aceitação da nova metodologia da Liga pelos membros. Material e método: Coleta e análise de dados obtidos através de um questionário respondido pelos membros. Resultados: Dos 45 membros da Liga, 33 responderam o questionário. 27 (82%) participam também de outras ligas. Destes, que são capazes de comparar os dois tipos de metodologias presentes nas ligas da faculdade, 26 (96%) acredita que o médoto adotado pela Liga de Cirurgia Pediátrica seja mais compatível com o PBL adotado pela Faculdade, sendo que 19 (70%) acredita que o método seja melhor e 8 (30%) acredita que não há diferença. Quanto ao aprendizado, 26(96%) acredita que nesse modelo o aluno pode aprender mais desta maneira, enquanto 1 (4%) acha que não. De maneira geral, 18 (55%) avalia a Liga como ótima, 14 (42%) como boa e 1 (3%) como regular. Conclusão: A nova metodologia implantada teve bons resultados segundo os membros, sendo mais compatível com a metodologia de ensino da Faculdade e isso torna a Liga melhor e aumenta o aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

1.
Fernandes BC, Bologna SCB, Curi ACP, França WM. Avaliação da implementação da metodologia ativa na liga de cirurgia pediátrica e técnica cirúrgica da PUC-SP pelos membros. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 8 de octubre de 2015 [citado 20 de diciembre de 2024];17(Supl.). Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24925