Doença de Kawasaki em lactente: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2017v19i2a10Palabras clave:
síndrome de linfonodos mucocutâneos, vasculite, febre, lactenteResumen
Relato de caso de lactente diagnosticada com doença de Kawasaki, vasculite febril que atinge principalmente crianças entre 2 e 3 anos de idade. O agente etiológico é ainda desconhecido, mas a epidemiologia e o quadro clínico sugerem caráter infeccioso. Pode haver envolvimento cardíaco e microaneurismas em coronárias. Os diagnósticos diferenciais são sarampo, adenovírus e artrite reumatoide juvenil. O tratamento é feito com imunoglobulina intravenosa, salicilatos e corticoterapia. A paciente de 13 meses de idade, previamente hígida, apresentou primeiramente quadro de febre alta com rinorreia e congestão ocular, medicada com sintomáticos; três dias após, evoluiu com quadro de hiperemia em face, tronco e membros, novamente tratada com sintomáticos e anti-histamínico. Após dois dias, apresentou edema em face, mãos e pés, hiperemia difusa, exantema oral e febre; foi encaminhada ao hospital e internada para investigação. Apresentava todos os critérios para doença de Kawasaki: febre alta, congestão ocular, alteração em cavidade oral, exantema polimorfo, edema em extremidades e linfadenopatia cervical aguda. Foi medicada com imunoglobulina intravenosa e salicilatos. Após alta hospitalar, cursou com febre, edema e descamação palmoplantar; foi internada e reintroduzida imunoglobulina intravenosa, salicilatos e corticoterapia; evoluiu bem e teve alta em dois dias. Durante sua internação, realizou-se ecocardiograma, que descartou alterações cardíacas.
Descargas
Métricas
Citas
Castro PA, Urbano LMF, Costa IMC. Kawasaki disease. An Bras Dermatol. 2009;84(4):317-31.
Kawasaki T. [Acute febrile mucocutaneous syndrome with lymphoid involvement with specific esquamation of the fingers and toes in children]. Arerugi. 1967;16(3):178-222.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Tratado de Pediatria. São Paulo: Manole; 2007.
Campos Júnior D, Burns DAR, Lopez FA. Tratado de pediatria. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria; 2009.
Pernetta C. Semiologia pediátrica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.