Fluxo coronariano, microembolia e obstrução microvascular pós trombose coronariana aguda e reperfusão coronária
Palabras clave:
trombose coronária, reperfusão miocárdica, circulação coronária, microcirculaçãoResumen
Trombose de uma coronária aterosclerótica é a via final comum da oclusão da mesma e responsável pelas síndromes coronarianas agudas. A microembolização distal de debris ateroscleróticos e agregados de plaquetas estão relacionados à injúria tecidual miocárdica mesmo após a desobstrução da artéria epicárdica culpada por angioplastia primária, e estão relacionados à insuficiência de fluxo distal e à resolução incompleta do segmento ST no eletrocardiograma, bem como influindo na evolução de desfechos clínicos significativos, como reinfarto, disfunção ventricular, instabilização hemodinâmica e óbito. A angiografia coronária tem baixa sensibilidade para a detecção de trombo, porém, quando o mesmo é visualizado na angiografia, tem-se como certo o grande risco da fragmentação e embolização do mesmo para o leito distal da artéria culpada ou para outro ramo, bem como o risco de trombose posterior do stent implantado durante a angioplastia e comprometimento do lúmen e do fluxo coronariano. Buscou-se neste artigo a revisão dos mecanismos de microembolização coronária, os eventos adversos relacionados a esta embolização e a interferência no fluxo coronário, assim como a prevenção dos mesmos por dispositivos de proteção coronária distal à lesão coronariana culpada e efeitos do tratamento adjunto farmacológico e da própria angioplastia na interferência do fluxo coronariano e na injúria tecidual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.