Tumor mediastinal desdiferenciado: relato de caso
Palabras clave:
lipossarcoma, lipossarcoma desdiferenciado, neoplasias do mediastinoResumen
Introdução: O lipossarcoma é um tumor maligno característico de partes moles, originado no tecido mesenquimal e derivado dos adipócitos, sendo no mediastino em apenas 0,2% dos casos. A localização do tumor determina os sintomas por compressão de estruturas vizinhas. A abordagem cirúrgica é mais eficaz para o tratamento e a radioterapia e a quimioterapia possuem resultado limitado. Prognóstico relacionado com classificação histológica; Objetivo: Relatar caso de uma paciente com lipossarcoma mediastinal (LM) que recidivou; Métodos: Informações obtidas por entrevista com o paciente, registro fotográfico de exames, revisão do prontuário e da literatura; Relato: Mulher de 36 anos queixa-se de dispneia aos esforços e tosse seca esporádica. Bom estado geral; ausculta com murmúrio vesicular bilateralmente presente diminuído em 1/3 médio e base pulmonar direita. Não há informações sobre radiografias, mas em TC de tórax, há efeito expansivo de massa com conteúdo adiposo e de partes moles em mediastino posterior de ambos os hemitóraces, com compressão do parênquima pulmonar, notadamente à direita com desvio de estruturas. Mede cerca de 9,4 x 8,0 cm, circundado por grande quantidade de tecido adiposo. Realizou-se toracotomia sequencial direita e esquerda com ressecção total do tumor mediastinal. A análise anatomopatológica seguida de imunohistoquímica confirmou o diagnóstico de LM desdiferenciado grau III. Paciente fez terapia adjuvante com isofosfamida, porém após um ano os sintomas reapareceram e foi diagnosticada uma recidiva local que está sendo tratada com gencitabina por impossibilidade da ressecção cirúrgica, no momento. Conclusão: Apesar da neoplasia rara, localização incomum e sintomas inespecíficos, com adequada investigação clínica, o LM foi incluído como hipótese diagnóstica e confirmado. Deve-se manter acompanhamento pela alta taxa de recidiva.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.