Estenose da artéria carótida interna: revisão da literatura e análise das opções terapêuticas
Palabras clave:
estenose das carótidas, transtornos cerebrovasculares, endarterectomia das carótidasResumen
A estenose da artéria carótida interna é uma importante causa de episódios isquêmicos transitórios e infartos cerebrais. A causa mais comum da estenose carotídea é a aterosclerose, responsável por 10% a 20% dos casos de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos. Os pacientes ameaçados de infartos cerebrais podem ser previamente identificados e direcionados a tratamentos específicos. Neste contexto, o tratamento da estenose carotídea está bem estabelecido e se constitui num dos pilares da prevenção dos acidentes vasculares cerebrais. Existem duas principais estratégias para tratar a estenose carotídea. A primeira é estabilização ou tentativa de impedir a progressão da placa formada com medicação e modificação dos fatores de risco. A segunda é a eliminação ou redução da estenose carotídea pela endarterectomia ou angioplastia e stenting. A endarterectomia carotídea é a terapia básica para a estenose carotídea grave e sintomática. Embora seu lugar no tratamento de pacientes assintomáticos pareça menos evidente, para pacientes com estenose grave ela é conclusiva. A angioplastia carotídea e stenting é a técnica radiológica intervencionista em aprimoramento, com o atrativo de ser menos invasiva, para enfrentar o desafio de, pelo menos, reproduzir o resultado da endarterectomia. Neste artigo, discutiremos o tratamento cirúrgico da estenose carotídea, sintomática e assintomática, baseado nas evidências proporcionadas pela revisão da literatura.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.