Estudo da incidência de vaginose bacteriana em parturientes pré-termo ou gestantes com amniorrexe prematura
Palabras clave:
vaginose bacteriana, ruptura prematura de membranas, gestantes, incidênciaResumen
Objetivos: relacionar a incidência de vaginose bacteriana entre parturientes com diagnóstico de trabalho de parto prematuro ou gestantes com amniorexe prematura em Sorocaba/SP. Metodologia: estudamos, de setembro/2003 a junho/2004, 30 pacientes internadas com diagnóstico clínico de trabalho de parto prematuro e/ou amniorexe prematura com idade gestacional inferior a 37 semanas. Como grupo controle tivemos 30 gestantes internadas para tratamento de outras intercorrências clínicas e/ou obstétricas, pareadas com o grupo de estudo pela idade cronológica e idade gestacional. A vaginose bacteriana foi diagnosticada pelo pH vaginal superior a 4.5, liberação de odor de “peixe podre” ao adicionar KOH (10%) ao conteúdo vaginal, presença de “clue-cell” nesse material, e a caracterização de esfregaço sugestivo de vaginose bacteriana pelo método de Gram. Resultados: a vaginose bacteriana foi encontrada em 10.0% das pacientes do grupo de estudo e em 13.3% das pacientes do grupo controle. Encontramos também a presença de processos infecciosos vaginais, especialmente causados por leveduras, ambos achados não apresentaram significância estatística. Conclusão: a vaginose bacteriana não se associou de maneira significante com a ocorrência de trabalho de parto prematuro e/ou amniorexe prematura. Trabalho subsidiado por bolsa PIBIC-CNPq.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.