Orquiectomia em lactente por hérnia inguinal encarcerada
Resumen
Introdução: A hérnia inguinal é uma das afecções mais comumente abordadas por cirurgiões pediátricos, pois trata-se de uma alteração bastante prevalente em crianças. A incidência é notoriamente maior em pacientes do sexo masculino, e a grande maioria se dá pela patência prolongada do processo vaginal. Dentre as complicações decorrentes de uma hérnia inguinal, merecem evidência a perfuração intestinal, a isquemia ovariana e a isquemia testicular. Se dada por tempo prolongado, a isquemia pode levar à necrose testicular, acarretando prejuízo futuro na vida desta criança. Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 10 meses de idade, veio encaminhado de outro serviço para avaliação por suspeita de hérnia inguinal. Estava internado por quadro de pneumonia, e durante internação foi constatado aumento de volume de bolsa escrotal bilateralmente. Evoluiu com hiperemia e dor no local, e obteve insucesso às tentativas de redução manual. Após realização de ultrassonografia, foi constatada hérnia inguino-escrotal à direita e hidrocele bilateralmente. A intervenção cirúrgica foi realizada, porém durante o procedimento, o testículo direito apresentou aparência necrótica e foi necessária a realização de orquiectomia direita. Discussão: A patência do processo vaginal em crianças do sexo masculino constitui principal causa etiológica na formação de hérnias inguinais e inguino-escrotais. A hérnia inguinal consiste de um saco herniário contendo estruturas em seu interior, estruturas essas que podem variar de alças do intestino delgado, cólon, grande omento, e até bexiga. No caso da hérnia inguino-escrotal, este saco herniário aloja-se no testículo. Uma das complicações mais temidas em pacientes do sexo masculino é a isquemia testicular, que ocorre devido à compressão do canal inguinal pelas estruturas alojadas dentro do testículo, fazendo-se dessa forma extremamente necessário o diagnóstico precoce, uma vez que o processo isquêmico pode evoluir para necrose e causar a inviabilidade testicular. Conclusão: O diagnóstico precoce de hérnia inguinal encarcerada previne a ocorrência de complicações como perfuração intestinal e isquemia testicular. Tais complicações podem levar a agravos mais sérios na saúde do paciente, bem como prejuízo psicológico no futuro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.