Variações anatômicas do músculo pronador redondo e sua importância nas síndromes compressivas
Palabras clave:
Músculo Esquelético, Nervo Mediano, Pronação, Síndromes de Compressão Nervosa, Variação AnatômicaResumen
Introdução: Existem várias estruturas anatômicas que podem comprimir o nervo mediano próximo a articulação do cotovelo. Independente de quaisquer desses locais onde ocorra a compressão, esta é denominada síndrome do pronador redondo, sendo entre as duas cabeças desse músculo que a compressão ocorre com maior frequência. A principal causa são as variações anatômicas do MPR. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar as variações anatômicas do MPR e suas implicações na compressão do nervo mediano, que passa entre as cabeças umeral e ulnar do músculo. Método: foram dissecados 100 membros superiores de cadáveres adultos pertencentes ao Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUCSP. Resultados: Em 86 membros registramos a presença das cabeças umeral e ulnar do músculo pronador redondo. Em 14 membros a cabeça ulnar do MPR estava ausente e o nervo mediano posicionava-se posteriormente a cabeça umeral. Em 11 casos o nervo mediano passava através a massa muscular da cabeça ulnar do músculo pronador redondo. Discussão e Conclusões: Estes resultados sugerem que as variações anatômicas na relação nervo mediano e músculo pronador redondo representam fatores potenciais para compressão nervosa, por estreitar o espaço onde passa o nervo mediano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.