A importância da relação mãe-bebê no primeiro ano de vida como fator determinante para um desenvolvimento emocional satisfatório
Palabras clave:
relações mãe-filho, emoções, mães, comportamento maternoResumen
Este trabalho está embasado nas teorias de Donald Winnicott, Esther Bick e Marta Harris e seus colaboradores. Pretende-se enfocar a importância da relação mãe-bebê no primeiro ano de vida como fator determinante para um desenvolvimento emocional satisfatório. Abordam-se questões julgadas fundamentais para a primeira infância, dentro do contexto do desenvolvimento emocional e dos processos de maturação do indivíduo, tais como a necessidade de um ambiente de facilitação, o atendimento das necessidades mínimas de todo bebê, a amamentação como primeiro diálogo, os primeiros sinais da personalidade e a natureza da comunicação não verbal da parelha mãe-bebê. A mãe que pode compreender as necessidades tanto fisiológicas como emocionais do seu bebê, permite o desenvolvimento de uma comunicação criativa. As distorções e as dificuldades dessa relação mãe-bebê podem originar muitas das doenças psicossomáticas e emocionais posteriores.Descargas
Citas
Klein, M. Sobre a observação do comportamento de bebês, inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
Abram J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.
Hinshelwood RD. A dictionary of Kleinian thought. London: Free Association Books; 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.