Uso do ácido trans-retinóico em derme: estudo experimental
Palabras clave:
tretinoína, colágeno, peleResumen
O colágeno é a proteína mais encontrada no corpo humano. Existem diversos tipos, que são classificados em quatro grupos. Os tipos mais importantes e freqüentes são: tipos I, III e IV. Alguns fármacos, como a vitamina A, podem estimular os processos de síntese, levando a alterações na arquitetura da pele, modificando inclusive sua resistência a traumas. O uso de tretinoína tópica é consagrado na literatura para o tratamento da pele quando se deseja descompactação da epiderme e aumento das hidroxilações dos aminoácidos, incrementando a produção de colágeno. Este estudo foi realizado em dois grupos de cobaias, nos quais demarcamos na região dorsal três áreas denominadas 1, 2 e 3. As áreas 2 e 3 foram consideradas controles, enquanto a área 1 recebeu injeções intradérmicas semanais de ácido retinóico 0,1%. No primeiro grupo realizamos biópsias incisionais de pele após duas aplicações, e no segundo grupo após quatro aplicações. O estudo histológico dessas biópsias demonstrou aumento discreto na espessura dérmica na área tratada no 1º grupo e aumento de maior magnitude nas áreas tratadas com ácido retinóico no 2º grupo. Adotamos como critério de validação de nossa hipótese a análise das biópsias, seu estudo morfométrico e medição linear. Essa análise nos permite afirmar que houve aumento de fibras colágenas tipo I, indicando estímulo da colagênese e aumento da espessura dérmica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.