Uso da eletroestimulação diafragmática no desmame ventilatório em pacientes lesados medulares

Autores/as

  • Rogério Arruda Melaré Hospital Santa Lucinda
  • Fábio Francisco dos Santos Hospital Santa Lucinda

Palabras clave:

traumatismos da medula espinal, insuficiência respiratória, respiração artificial, desmame do respirador, estimulação elétrica

Resumen

A lesão medular causada por mergulho em águas rasas tem uma incidência elevada no mundo, acometendo, na maioria dos casos, indivíduos jovens, sadios, do sexo masculino e com forte associação ao uso do álcool. Devido às características da lesão e da anatomia cervical, alguns indivíduos podem cursar com insuficiência respiratória aguda, e grande dificuldade para se manterem em ventilação espontânea. O desmame ventilatório desses pacientes pode ser difícil, mas com protocolos bem direcionados, associados à estimulação elétrica funcional do músculo diafragma, existe a possibilidade de êxito. Este relato de caso quer mostrar que é possível o restabelecimento da respiração espontânea após uma abordagem sistemática na prática do desmame ventilatório.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rogério Arruda Melaré, Hospital Santa Lucinda

Fisioterapeuta Espcialista em Fisioterapia Respiratória em UTI - Adultos. HC/UNICAMP-SP. Fisioterapeuta dos Hospitais Santa Lucinda e Hospital Unimed de Sorocaba.

Fábio Francisco dos Santos, Hospital Santa Lucinda

Médico Intensivista pós-graduado em terapia intensiva para adultos pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Médico dos Hospitais Santa Lucinda e Hospital Mário Covas/SP.

Publicado

2008-11-18

Cómo citar

Melaré, R. A., & Santos, F. F. dos. (2008). Uso da eletroestimulação diafragmática no desmame ventilatório em pacientes lesados medulares. Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba, 10(4), 22–24. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/701

Número

Sección

Relato de Caso