Inclusão do tema Gestão da(s) Diversidade(s) nos currículos dos cursos de administração: um estudo exploratório na UFRRJ.

Autores

  • Jõao Luis Alves Pinheiro
  • Jõao Bosco Hora Gois

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i3.13760

Palavras-chave:

Administração, Currículo, Diversidade

Resumo

O trabalho introduz o debate da gestão da(s) diversidade(s) nos cursos de administração, pois este tem sido um dos cursos mais procurados em instituições de ensino superior. Contextualiza a dos cursos de administração, a descrição da metodologia empregada no trabalho, suas limitações e os critérios da amostra. A amostra foi catalogada, definida e estabelecida sua trajetória histórica. Avançou-se na caracterização paradigmática e ideológica, até a exposição dos resultados obtidos. Buscou-se interface com as práticas gerenciais, para estão explicitar e estabelecer a pertinência desse estudo, com consistência metodológica, bibliográfica, levantamento de campo, análise de documentos e entrevista. O trabalho deixa sinalizações para definição de políticas sociais que contribuam para revisão do papel e do perfil desejável desses profissionais.

Biografia do Autor

Jõao Luis Alves Pinheiro

Professor Efetivo da UFRRJ. Mestre em Administração Pública pela FGV-RJ e em Administração pela UFF. Graduado em Administração pela UFRRJ e em Direito pela UGF. Membro da Academy Sciences of New York. Avaliador do INEP.

Jõao Bosco Hora Gois

Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Boston College (1999). Em 2003, realizou o seu pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Sociologia. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador 1C do CNPq. Os resultados dos seus estudos sobre as relações raciais e de gênero, política social, responsabilidade social empresarial e AIDS têm sido publicados em veículos especializados nacionais e internacionais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos