Refletindo sobre os vínculos com a carreira dos militantes do MST: Entrincheiramento em análise.

Autores

  • Denilson Aparecido Leite Freire
  • Leila Vaz da Silva
  • Patricia Morilha Muritiba
  • Francisca Regilma de Santana Santos

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15436

Palavras-chave:

Entrincheiramento, Vinculo com a Carreira, Movimento Sem Terra

Resumo

Este estudo analisou o entrincheiramento na carreira dos trabalhadores queatuam no Movimento Sem Terra (MST), através de um levantamento quantitativo com99 participantes do movimento. O entrincheiramento é um construto que engloba apercepção de falta de alternativas na carreira, custos emocionais e investimento nacarreira. Foram utilizadas escalas validadas, com um KMO de 0.741. Os resultadosmostraram níveis de entrincheiramento maiores entre: assalariados, com relação aosvoluntários; mulheres, com relação aos homens; e público das regiões Sul e Sudestedevido à questões históricas ligadas à Terra.

Biografia do Autor

Denilson Aparecido Leite Freire

Doutorando em Administração da Universidade Nove de Julho. PossuiGraduação em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, Mestrado em Administração pelaFundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo. Atua como consultor em Gestão de Pessoas e professor universitário.

Leila Vaz da Silva

Mestra em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Faculdade Novos Horizontes e professora do curso de Administração do Centro Universitário Metodista deMinas Izabela Hendrix.

Patricia Morilha Muritiba

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração daUniversidade Nove de Julho e Pesquisadora-Visitante da Columbia Business School (EUA). Possuigraduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Administraçãopela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo(2009), com estágio doutoral na Universidade Virginia Tech (EUA). Pesquisadora de gestão estratégicade pessoas; estratégia; gestão de projetos e governança corporativa.

Francisca Regilma de Santana Santos

Especialista em Educação dos Direitos Humanos pelaUniversidade Federal do Maranhão e graduada em Administração pelo Centro Universitário Metodistade Minas Izabela Hendrix.

Downloads

Edição

Seção

Artigos