QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19407Palavras-chave:
Atributos de Competência, Competências Gerenciais, Análise QuantitativaResumo
O objetivo do estudo é verificar a existência de relações entre variáveis demográficas e a percepção quanto ao constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários a alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração de uma universidade particular do Estado do Paraná e foram recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as percepções de homens e mulheres para a maioria das competências. Outras variáveis demográficas, como idade, escolaridade e experiências funcionais e gerenciais, não se mostraram estatisticamente significativas. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes e nos questionamentos que esta observação implica. Ao revelar que entre as variáveis demográficas pesquisadas é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial, abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações, inclusive quanto aos modelos de competência que têm sido adotados pelas consultorias e organizações estar ou não enviesados em sua constituição e uso. Tal discussão pode ser um início de debates que reconheçam a importância das diferenças entre gêneros e que permitam a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres.Downloads
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