Assédio moral no trabalho em universidade sob a perspectiva dos observadores da violência.

Autores

  • Thiago Soares Nunes
  • Suzana da Rosa Tolfo
  • Letícia Soares Nunes

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v4i2.20651

Palavras-chave:

assédio moral no trabalho, servidores, universidade

Resumo

O assédio moral no trabalho é uma violência que pode acarretar em danos à integridadefísica e psíquica da vítima, sua vida pessoal e o desempenho no trabalho. Além da vítima,observadores da violência, podem sofrer as consequências na medida em que visualizamas agressões. Portanto, verifica-se a relevância científica de identificar a ocorrência deassédio e seus desdobramentos sob a percepção de observadores da violência. A pesquisafoi classificada como descritiva, quali-quanti e estudo de caso. Evidenciou-se que 52,2% dospesquisados têm conhecimento de casos de assédio no setor e/ou na instituição em queestão vinculados.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federalde Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Administração pela UFSC. Especialização em Gestão de Pessoaspela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituiçãodo Sujeito (NETCOS/UFSC).

Suzana da Rosa Tolfo

Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação emAdministração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Administração pela UniversidadeFederal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela UFSC. Graduação em Psicologiapela UFSC. Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Letícia Soares Nunes

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federalde Santa Catarina (UFSC). Assistente Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Mestre e Graduada emServiço Social pela UFSC..

Downloads

Edição

Seção

Artigos