A LIDERANÇA E A RETENÇÃO DE SERVIDORES NA GESTÃO PÚBLICA

Autores

  • Carlos Francisco Simões Gomes
  • Lucia Helena Xavier
  • Zilda Lemos

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i1.23337

Resumo

Organizações buscam promover em suas estruturas maior sustentabilidade e crescimento, sempre focando os seus esforços para melhorar o seu desempenho financeiro e a oferta de serviços. Os líderes/gestores e empregados são dois dos vetores mais determinantes na alocação de recursos nestas organizações. Nestes vetores identificam-se a importância de uma liderança eficaz e capaz de manter uma equipe motivada visando maximizar recursos e o potencial da equipe. Neste estudo, descritivo e quali-quantitativo, é usado um questionário para mensurar a relação afetiva, normativa e instrumental dos servidores de uma instituição, apresentando como resultado: a necessidade de desenvolvimento de liderança institucional, buscando verificar a existência de chefia com liderança; a correlação entre índice de servidores que objetivam sair da instituição; e o índice de chefes com estilo de liderança.

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