PARA ALÉM DO FIM DO ARCO-ÍRIS: MOTIVAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS DA ADESÃO AO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

Autores

  • Ligia Oliveira Silva Universidade de Brasília/Centro Universitário IESB
  • Jeanine Ângela Vieira
  • Adriana Cássia Ribeiro Baidek

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i2.24520

Palavras-chave:

motivação, PDV, carreira

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar o contexto que envolve a adesão aoprograma de desligamento voluntário e quais seus impactos na carreira profissional. Osparticipantes eram ex-funcionários de diferentes instituições, localizadas em Brasília/DF. Paraa análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo. Os principais resultadosmostram que o motivo mais relevante para aderir ao plano foi o esgotamento psíquico e a faltade incentivo profissional no trabalho. Conclui-se que o Plano de Demissão Voluntária é vistocomo uma alternativa para investir em projetos que não seriam possíveis ou conciliáveis coma carreira anterior.

Biografia do Autor

Ligia Oliveira Silva, Universidade de Brasília/Centro Universitário IESB

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa Tamayo (Unb). Professora adjunta no Centro Universitário IESB e supervisora do Núcleo de Prática e Pesquisa em Psicologia Organizacional – Heurística (IESB).

Jeanine Ângela Vieira

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário IESB. Membro da Heuristica - Núcleo de prática e pesquisa em psicologia organizacional.

Adriana Cássia Ribeiro Baidek

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário IESB.

Downloads

Edição

Seção

Artigos