NOVATOS MOTIVADOS E VETERANOS ACOMODADOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS SOBRE A ATUAÇÃO NO TRABALHO

Autores

  • Eduardo do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Cintia Rodrigues de O Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Eduardo Loebel UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i3.25131

Palavras-chave:

Representação social, técnicos-administrativos, ensino superior

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é descrever e analisar os conteúdos e a estrutura das representações sociais dos técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em relação à atuação no trabalho de veteranos e novatos. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a oito técnicos-administrativos em educação que trabalham na UFU.  Como resultados, identificamos que os veteranos constroem suas representações sobre a atuação dos novatos como motivados pelo início de carreira, enquanto que os novatos constroem suas representações sociais sobre os veteranos como acomodados por estarem já próximos da aposentadoria.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de O Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em Administração pela EAESP/FGV

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Publicado

2016-01-27

Edição

Seção

Artigos