NOVATOS MOTIVADOS E VETERANOS ACOMODADOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS SOBRE A ATUAÇÃO NO TRABALHO

Autores

  • Eduardo do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Cintia Rodrigues de O Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Eduardo Loebel UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i3.25131

Palavras-chave:

Representação social, técnicos-administrativos, ensino superior

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é descrever e analisar os conteúdos e a estrutura das representações sociais dos técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em relação à atuação no trabalho de veteranos e novatos. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a oito técnicos-administrativos em educação que trabalham na UFU.  Como resultados, identificamos que os veteranos constroem suas representações sobre a atuação dos novatos como motivados pelo início de carreira, enquanto que os novatos constroem suas representações sociais sobre os veteranos como acomodados por estarem já próximos da aposentadoria.

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Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de O Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em Administração pela EAESP/FGV

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Publicado

2016-01-27

Como Citar

Carmo, E. do, Medeiros, C. R. de O., & Loebel, E. (2016). NOVATOS MOTIVADOS E VETERANOS ACOMODADOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS SOBRE A ATUAÇÃO NO TRABALHO. Revista De Carreiras E Pessoas, 5(3). https://doi.org/10.20503/recape.v5i3.25131

Edição

Seção

Artigos