Avaliação multicritério de desempenho do servidor público: O caso do poder judiciário
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v6i2.29354Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu em construir um modelo de avaliação de desempenho para os servidores de uma instituição pública a partir das percepções e valores do gestor da área. Utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) como instrumento de intervenção. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, envolvendo a coleta de dados primários e secundários. Como resultados destacam-se: (i) o modelo construído contemplou duas áreas de preocupações, uma abordando aspectos técnicos e a outra os aspectos comportamentais do desempenho dos colaboradores, além de seis Pontos de Vistas Fundamentos - PVFs; (ii) foram construídos e operacionalizados quatro descritores para o PVF Autodesenvolvimento; (iii) o perfil de desempenho do PVF Autodesenvolvimento evidenciou que três descritores atingiram desempenho competitivo e um desempenho comprometedor. O modelo construído permite subsidiar o gestor no processo de tomada de decisão no que se refere a gestão do desempenho dos servidores envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).