A percepção dos atuais e futuros gestores da região do Triângulo Mineiro sobre as práticas de corrupção no cotidiano e no ambiente organizacional
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v8i2.36069Palavras-chave:
corrupção, jeitinho brasileiro, malandragemResumo
Este estudo analisou a percepção dos atuais e futuros gestores em relação às diferentes condutas ilícitas cotidianas e organizacionais, classificando-as em corrupção branca (jeitinho), cinza (malandragem) ou preta (ato de corrupção). Foi realizada uma Survey com estudantes de universidades públicas e privadas da região do Triângulo Mineiro. Os resultados evidenciaram que 75,7% da amostra alegaram utilizar-se do "jeitinho" para se dar bem e que há uma maior rigor com atos corruptos (corrupção preta) nas organizações que nas situações cotidianas, classificadas como malandragem (corrupção cinza). Revelou, ainda, diferenças de percepção em relação aos dados demográficos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).