Desafios e conflitos da mulher na busca da ascensão na carreira profissional

Autores

  • Thompson Augusto Reis Universidade Metodista de Piracicaba http://orcid.org/0000-0002-7853-9685
  • Aline Souza Dias UNASP
  • Elenice Oliveira Oliveira UNASP
  • Jeanne Alves Costa UNASP
  • Graziela Oste Graziano Cremonezi UNIMEP
  • Valéria Rueda Elias Spers UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v8i3.36820

Palavras-chave:

MULHER, DESIGUALDADE, CARREIRA, DESAFIOS, CONFLITOS

Resumo

O principal objetivo dessa pesquisa foi estudar a mulher no mercado de trabalho, apontando para suas conquistas e desafios enfrentados diariamente. Apresenta-se uma revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias sobre como se constroem as diversas representações sociais que contribuem à configuração das desigualdades entre homens e mulheres perante o mercado de trabalho. A pesquisa se caracteriza como exploratória. O estudo foi feito entre profissionais femininas do curso de Administração do IES (Instituição Ensino Superior) do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de questionários. Conclui-se que a população feminina está em busca de direitos igualitários, e tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho, além de destacar-se em sua carreira profissional dentro das organizações.

Biografia do Autor

Thompson Augusto Reis, Universidade Metodista de Piracicaba

Docente do Curso de Administração do UNASP-HT

Alunos do programa de Mestrado da UNIMEP;

Linha de Pesquisa - Gestão de Pessoas

 

Aline Souza Dias, UNASP

Graduanda em Administração

Elenice Oliveira Oliveira, UNASP

Graduanda em Administração

Jeanne Alves Costa, UNASP

Graduanda em Administração

Graziela Oste Graziano Cremonezi, UNIMEP

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora pesquisadora nas áreas de Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais. Possui publicação de artigos em periódicos e livros nacionais e internacionais.

Valéria Rueda Elias Spers, UNIMEP

Valeria Rueda Elias Spers concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da FGN/UNIMEP. Docente do Doutorado em Administração. Publicou 44 artigos em periódicos especializados e 66 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros, 3 livros publicados e organizou a publicação de 12 obras. Possui 45 itens de produção técnica. Participou de 61 eventos no Brasil e exterior. Recebeu 13 homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Responsabilidade Social, Terceiro Setor e Governança Corporativa.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos