Gamificação e gestão de pessoas: um estudo de caso sobre treinamento e ambiente de diversidade cultural

Autores

  • Matheus Matsuda Marangoni Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP http://orcid.org/0000-0001-5605-6378
  • Mauro Rodrigues Berimbau ESPM

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v8i3.37285

Palavras-chave:

treinamento corporativo, gestão de pessoas, gamificação, estudo de caso

Resumo

O estudo de caso descrito neste artigo, compreende a implantação de um processo de gamificação em uma empresa do setor de gás natural, em especial, profissionais da área de engenharia da empresa. Profissionais que apresentavam diversas características de cultura e níveis educacionais. O processo de gamificação foi realizado com o objetivo de alinhar conteúdos e treinar tais profissionais nos processos de qualidade que a empresa estava implementando. Para discutirmos tal caso, trabalhamos com teorias de gestão de pessoas e de gamificação, com destaque para as motivações de carreira e para o gamedesign.

Biografia do Autor

Matheus Matsuda Marangoni, Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

Matheus Marangoni é professor universitário desde 2001, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM (2012) e doutorando em Administração pela PUC-SP (pesquisando temas relacionados as novas tecnologias, gestão de pessoas, cibercultura e gamificação.

Mauro Rodrigues Berimbau, ESPM

Mauro Berimbau é mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, com o tema Advergames: comunicação e consumo de marcas. Lecionando na mesma instituição, pesquisa sobre jogos eletrônicos, entretenimento e marketing. Mantém o laboratório de desenvolvimento e pesquisa lúdica GameLab ESPM. Atualmente, desenvolve conteúdo para gamificação e advergames

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Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos