Gamificação e gestão de pessoas: um estudo de caso sobre treinamento e ambiente de diversidade cultural

Matheus Matsuda Marangoni, Mauro Rodrigues Berimbau

Resumo


O estudo de caso descrito neste artigo, compreende a implantação de um processo de gamificação em uma empresa do setor de gás natural, em especial, profissionais da área de engenharia da empresa. Profissionais que apresentavam diversas características de cultura e níveis educacionais. O processo de gamificação foi realizado com o objetivo de alinhar conteúdos e treinar tais profissionais nos processos de qualidade que a empresa estava implementando. Para discutirmos tal caso, trabalhamos com teorias de gestão de pessoas e de gamificação, com destaque para as motivações de carreira e para o gamedesign.

Palavras-chave


treinamento corporativo; gestão de pessoas; gamificação; estudo de caso

Texto completo:

PDF XML


DOI: http://dx.doi.org/10.20503/recape.v8i3.37285

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.