Liderança em instituições públicas: estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v9i2.39025Palavras-chave:
Administração pública, líder, cultura organizacional.Resumo
Este artigo estudou o perfil de lideranças em instituições públicas. O objetivo foi identificar as características, as motivações e as dinâmicas da atuação do líder e dos liderados, ponderando aspectos normativos e culturais do contexto da liderança. Por meio de pesquisa qualitativa, delineada pelo estudo de caso único e usando pesquisa documental e entrevistas, observou-se que os cargos de liderança, em sua maioria, não são atrativos, ora por não agregar vantagem financeira, ora por serem vistos culturalmente como uma “obrigação” imposta pelo sistema de rodízio para os cargos de liderança departamental.
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).