Saturado, maturado ou em ascensão? Por qual caminho permeiam as bibliometrias da área de Gestão de Pessoas?
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.42217Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Revisão Sistemática, Produção Nacional, Estudo de Bibliometrias.Resumo
O presente trabalho pretendeu analisar as bibliometrias da área de gestão de pessoas, identificando elementos como demografia, temáticas, relações sociais e metodologia, verificar os resultados dos artigos considerados pelas respectivas bibliometrias, bem como oferecer uma agenda de pesquisa para investigações futuras. O estudo se baseou na aplicação do método bibliométrico a bibliometrias publicadas pelas revistas nacionais com estrato Qualis/CAPES superior ou igual a B2 da área de administração. Constitui-se, portanto, um estudo original no sentido de ter realizado uma bibliometria de bibliometrias. Os resultados apontaram uma maior concentração das temáticas ‘Qualidade de Vida no Trabalho’, ‘Gestão de Pessoas’, ‘Gestão de Recursos Humanos’ e ‘Políticas de Gestão de Pessoas’. Outrossim, por meio da verificação da sociometria das palavras-chave dos artigos, revelou-se uma aproximação das nomenclaturas de ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Recursos Humanos’.Publicado
2020-01-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).