Valores pessoais e significados atribuídos ao trabalho por concludentes de administração pública

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Alexandre Oliveira Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Antonia Marcia Rodrigues Sousa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i2.44053

Resumo

A pesquisa parte da questão: como os significados atribuídos ao trabalho, em função das expectativas advindas com o termino do curso, refletem valores pessoais de discentes de administração pública? Para tanto, foram analisadas 23 entrevistas com concludentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará. As categorias analíticas e empíricas que balizam o estudo são os valores pessoais, em seus dois polos (Abertura a Mudança versus Conservadorismo e Autotranscedência versus Autopromoção) e Significados do trabalho (Auto-expressão, Desgaste e desumanização, Responsabilidade, Recompensas e independência econômica e Condições materiais). Em torno de expectativas da transição para vida adulta, o Contexto de vida agregou seis códigos (Desafios, Dignidade, Existência humana, Honestidade, Responsabilidade e Flexibilidade). Em relação à transição Universidade-Mercado de trabalho, o Contexto de trabalho reuniu seis códigos (Competências, Equipe, Qualidade de vida, Justiça distributiva, Reconhecimento e Qualificação). Foram codificadas expectativas de recompensa emocional e financeira (Instrumentalidade), e preocupações em torno da Sociedade, em atenção ao Desenvolvimento econômico e social, às Normas sociais e ao Altruísmo. Constatou-se maior relação entre significações e valores de autopromoção, ao passo que recompensa emocional, contexto de trabalho e de vida apontam necessidades de realização e experiências efetivo-emocionais no trabalho. O valor segurança reflete um importante volume de citações, ao passo que a conclusão do curso suscita preocupações relacionadas à estabilidade financeira e de como projetos de vida-trabalho podem garantir subsistência.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora e Mestre em Administração - Unifor. Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Alexandre Oliveira Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Antonia Marcia Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigos