Valores pessoais e significados atribuídos ao trabalho por concludentes de administração pública

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Alexandre Oliveira Lima, Antonia Marcia Rodrigues Sousa

Resumo


A pesquisa parte da questão: como os significados atribuídos ao trabalho, em função das expectativas advindas com o termino do curso, refletem valores pessoais de discentes de administração pública? Para tanto, foram analisadas 23 entrevistas com concludentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará. As categorias analíticas e empíricas que balizam o estudo são os valores pessoais, em seus dois polos (Abertura a Mudança versus Conservadorismo e Autotranscedência versus Autopromoção) e Significados do trabalho (Auto-expressão, Desgaste e desumanização, Responsabilidade, Recompensas e independência econômica e Condições materiais). Em torno de expectativas da transição para vida adulta, o Contexto de vida agregou seis códigos (Desafios, Dignidade, Existência humana, Honestidade, Responsabilidade e Flexibilidade). Em relação à transição Universidade-Mercado de trabalho, o Contexto de trabalho reuniu seis códigos (Competências, Equipe, Qualidade de vida, Justiça distributiva, Reconhecimento e Qualificação). Foram codificadas expectativas de recompensa emocional e financeira (Instrumentalidade), e preocupações em torno da Sociedade, em atenção ao Desenvolvimento econômico e social, às Normas sociais e ao Altruísmo. Constatou-se maior relação entre significações e valores de autopromoção, ao passo que recompensa emocional, contexto de trabalho e de vida apontam necessidades de realização e experiências efetivo-emocionais no trabalho. O valor segurança reflete um importante volume de citações, ao passo que a conclusão do curso suscita preocupações relacionadas à estabilidade financeira e de como projetos de vida-trabalho podem garantir subsistência.

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DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v10i2.44053

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