Produção científica em gestão de operações com temática voltada para a gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v10i2.44181Palavras-chave:
Estratégia de operações, Gestão de operações, Recursos estratégicos, Capacidade estratégica, Gestão do conhecimento.Resumo
A literatura na área de gestão cresce vertiginosamente a cada ano, diversas temáticas são trabalhadas e desenvolvidas para que as organizações mantenham constantes o seu processo evolutivo. Em meio às temáticas que evoluíram e acompanham a gestão desde o surgimento da administração, temos: a estratégia, operações e o conhecimento. Desde seu surgimento, essas temáticas têm sido aplicadas nos quatro cantos das organizações, nas mais variadas empresas, indústrias e setor público. Diante desta importante fonte de informação objetivamos a perspectiva deste trabalho, que foi: esboçar um panorama da produção científica em Gestão de Operações com temática voltada para a Gestão do Conhecimento, tendo como delimitação o período que compreende 2007 a 2016. Para tanto se utilizou da técnica bibliométrica que tem como perspectiva a matemática e estatística descritiva da literatura em uma determinada área. Os resultados mostram 531 trabalhos, elaborados por 1349 pesquisadores que estão espalhados em mais de 98 países. O Reino Unido, Estados Unidos e a China lideram o ranking de produtividade, e quantitativo de pesquisadores, dentre outros resultados. Por fim, a temática Gestão de Operações tem sido trabalhada de maneira constante, porém dentro do viés da Gestão do Conhecimento ainda tem sido pouco explorada, com apenas 16 trabalhos relacionados. De maneira geral estes trabalhos têm apresentado metodologia qualitativa e priorizado o foco no mercado.
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).