Engajamento no trabalho: uma análise do engajamento de servidores públicos estaduais de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Marilene Kobernovicz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro http://orcid.org/0000-0002-5871-8686

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.44284

Palavras-chave:

Utrecht, satisfação no trabalho, comportamento organizacional, funcionários públicos.

Resumo

O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o engajamento no trabalho dos servidores públicos de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Paraná. Foram pesquisados 63 servidores da Instituição de Ensino no primeiro semestre de 2019. Os resultados apontaram maior incidência em torno das respostas: “Algumas vezes por semana” e “Todos os dias”, apontando que os índices de vigor, dedicação e concentração são elevados e portanto remetem a ideia de um elevado engajamento no trabalho dos servidores, não apenas com a parte financeira, mas também em todos os outros aspectos da organização como: clima organizacional, reconhecimento do trabalho que realiza, boa relação com o supervisor, promoções, satisfação com os colegas, entre outros.

Biografia do Autor

Marilene Kobernovicz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Pós-Doutor em Administração. Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Atualmente é professor Associado do Mestrado Profissional de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO.

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos