Reações à mudança: implantação do ponto eletrônico em uma prefeitura

Autores

  • Marcela Carolina Campos de Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Adriana Ventola Marra Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0003-3405-0308
  • Débora Dias Resende Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i2.44718

Palavras-chave:

mudança organizacional, servidores públicos, reações às mudanças

Resumo

Este estudo objetivou analisar o comportamento dos servidores públicos da prefeitura Alfa, frente às mudanças ocorridas com a implantação do ponto eletrônico. Realizou-se um estudo de caso descritivo de abordagem mista, com 61 servidores públicos e 6 secretários municipais. Os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. A implantação do registro de ponto eletrônico ocorreu por imposição judicial. A comunicação da mudança ocorreu de forma informal. Os servidores públicos municipais passaram por todas as fases da resistência à mudança desde ativa a passiva até a aceitação

Biografia do Autor

Marcela Carolina Campos de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração/Universidade Federal de Viçosa

Pesquisadora na Universidade Federal de Viçosa

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa

Professora de Administração da Universidade Federal de Viçosa e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Débora Dias Resende, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração/Universidade Federal de Viçosa

Pesquisadora na Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigos