Competências empreendedoras e satisfação no trabalho se refletem no desempenho organizacional em empresas de micro e pequeno porte?
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v11i1.46566Palavras-chave:
Administração, Competências empreendedoras, Satisfação no trabalhoResumo
Resumo: O desempenho organizacional tem requerido comportamentos empreendedores nas organizações, e a satisfação no trabalho é fator importante para esse desempenho. Objetivou-se avaliar a relação positiva entre a competências empreendedoras e a satisfação no trabalho com o desempenho organizacional de micro e pequenas empresas, em cidade do Nordeste do Brasil. Foram pesquisadas 35 empresas que apresentavam o Setor de Recursos Humanos estruturado, com Gestor de Recursos Humanos. A pesquisa foi descritiva, com método quantitativo. Adotaram-se questionários para a coleta de dados. A análise estimou média, desvio padrão, coeficiente de variação, assimetria e curtose de cada variável; adotou a análise de variância (ANOVA) e a análise de correlação. Os resultados confirmaram, positivamente, as três hipóteses do estudo. Ficou evidente o forte índice do conjunto de planejamento quando comparado à satisfação no trabalho e ao impacto significativo sobre o desempenho oranizacional.
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