Competências empreendedoras e satisfação no trabalho se refletem no desempenho organizacional em empresas de micro e pequeno porte?

Autores

  • Suely Parente Moretto Faculdade Luciano Feijão
  • Amelia Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v11i1.46566

Palavras-chave:

Administração, Competências empreendedoras, Satisfação no trabalho

Resumo

Resumo: O desempenho organizacional tem requerido comportamentos empreendedores nas organizações, e a satisfação no trabalho é fator importante para esse desempenho. Objetivou-se avaliar a relação positiva entre a competências empreendedoras e a satisfação no trabalho com o desempenho organizacional de micro e pequenas empresas, em cidade do Nordeste do Brasil. Foram pesquisadas 35 empresas que apresentavam o Setor de Recursos Humanos estruturado, com Gestor de Recursos Humanos. A pesquisa foi descritiva, com método quantitativo. Adotaram-se questionários para a coleta de dados. A análise estimou média, desvio padrão, coeficiente de variação, assimetria e curtose de cada variável; adotou a análise de variância (ANOVA) e a análise de correlação. Os resultados confirmaram, positivamente, as três hipóteses do estudo. Ficou evidente o forte índice do conjunto de planejamento quando comparado à satisfação no trabalho e ao impacto significativo sobre o desempenho oranizacional.

Biografia do Autor

Suely Parente Moretto, Faculdade Luciano Feijão

Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2001. MBA em Gestão de Negócios e Projetos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2004. Especialista em Ciências da Educação pelas Faculdades INTA, 2013. Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), 2017. Atua na Faculdade Luciano Feijão, como Professora nos Curso de Graduação em Administração, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional. Atua ainda no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, na mesma instituição.  Apresenta considerável experiência na área de Recursos Humanos em Gestão de Equipes, Desenvolvimento Humano, Seleção de Pessoas, Identificação de Talentos, Gestão de Conflitos, Gestão da Performance, Avaliações de Desempenho, PDI´s, Pesquisa de Clima, Desenvolvimento de Líderes, Endomarketing. Experiência em empresa de grande porte, com atuação nacional. Vivência na implantação de Planejamento estratégico, Implantação de programas de Desenvolvimento para a alta e média Liderança e Reestruturação Organizacional. Programa de Jovens Talentos, Trainee e Autodesenvolvimento. Pesquisa em área de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.  

 

 

Amelia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências de La Información (Universidad Complutense de Madrid) e Pós-Doutor em Administração (FEA/USP). Professor Titular da UFSC, atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou na UFSC. Prosseguindo na carreira acadêmica, atuou na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, onde desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Em seguida, na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Em março de 2016 integrou o Curso de Doutorado Acadêmico em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), contribuindo para sua aprovação e atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Dinâmicas Territoriais, na Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo, assim como no Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade em Organizações.  Em dezembro de 2017 voltou a contribuir como Professora Titular – Aposentada, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Pesquisa Empreendedorismo, Sustentabilidade e Marketing de serviços.

Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos