Estresse ocupacional no contexto de trabalho dos auditores independentes

Autores

  • Sarah Maria Rodrigues de Vilhena Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC http://orcid.org/0000-0002-3570-8864
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Joel Isaac Guimarães Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v11i2.47876

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, Coping ocupacional, Auditores independentes.

Resumo

A busca por atender diferentes demandas e pressões relacionadas a uma rotina típica do estilo de vida moderno pode resultar em diversas consequências biopsicossociais em função do estresse. Nesse contexto, esta pesquisa quantitativa do tipo survey visa investigar características do estresse ocupacional no trabalho dos auditores independentes. Para obtenção de dados, utilizou-se de questionário estruturado a partir do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, das Escalas de Coping Ocupacional e de Bem-Estar no Trabalho. Como resultado, pode-se identificar uma predominância de indivíduos na fase resistência de estresse e o maior número de sintomas em profissionais no início da carreira.

Biografia do Autor

Sarah Maria Rodrigues de Vilhena, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (2016). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade (PPAC) da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Carlos Lázaro da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade (PPAC) da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Joel Isaac Guimarães Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e bolsista PIBIC da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos