Estresse e trabalho: o drama dos gestores de pessoas nas organizações contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.49552

Palavras-chave:

Estresse Ocupacional, Gestores de Pessoas, Gestores de Recursos Humanos.

Resumo

Objetivou analisar e descrever manifestações de estresse ocupacional em gestores de Gestão de Pessoas que atuam em empresas privadas em Minas Gerais. A pesquisa foi de natureza descritiva, envolvendo 170 gestores. Os resultados apontaram que 81,8% apresentaram manifestações de estresse, cujos sintomas prevalentes foram psíquicos, entre eles a ansiedade. Como fonte de tensão observou-se o contexto social, econômico e político ora em evidência no país e como indicador de impacto no trabalho, o desejo frequente de trocar de emprego. A estratégia de enfrentamento ao estresse (coping) mais utiliza é a experiência profissional na solução de dificuldades relacionadas ao trabalho.    

Biografia do Autor

Janaína Faria Fidelis, Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Mestre em Administração pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Luciano Pereira Zille, Centro Universitário Unihorizontes

  1. Doutor em Administração pela Universidadae Federal de Mins Garsi (UFMG); Psicólogo; Professor Titular do Programa de Mestrado Acadêmico do Centro Universitário Unihorizontes; Pesquisador nas áreas de Gestão de Pessoas e Saúde Mental no Trabalho.

Fernanda Versiani de Rezende, Centro Universitário Unihorizontes.

Doutora em Administração pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Pós-doutoranda em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.

Publicado

2020-09-01