Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v1i2.8883Resumo
Em torno da gestão da diversidade da força de trabalho não há um consenso sobre como gerenciar as diferenças existentes entre as pessoas nos espaços organizacionais, quando consideradas categorias de identidade social, tais como: o gênero e a etnia/cor da pele. Há quem defenda a ideia de tais diferenças precisam ser consideradas com base no pressuposto de que pessoas pertencentes a tais categorias não têm as mesmas oportunidades dos homens brancos. Mas, há quem adote um posicionamento contrário, por defender critérios meritocráticos onde prevalecem a imparcialidade e a crença nos esforços individuais. Em meio a esse impasse, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar um estudo sobre o significado e a representatividade das diferenças humanas em tais espaços, bem como, discutir modelos de gestão com foco na valorização e na dissolução das diferenças sociais existentes entre as pessoas em meio à realidade brasileira. Espera-se com isso, contribuir para o desenvolvimento de diferentes perspectivas e propósitos de estudos voltados para as temáticas em pauta, abrindo assim, uma discussão sobre os seus possíveis cursos de ação no contexto organizacional.Downloads
Publicado
2011-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).