A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires, Wilson Amorim

Resumo


A sociedade da informação e do conhecimento trouxe uma nova realidade e vários desafios para as organizações contemporâneas. A gestão do conhecimento e a gestão por competências apresentam-se como teorias administrativas que tratam dois recursos fundamentais para essas organizações: conhecimento e pessoas. Considerando isso, objetivou-se identificar a existência do ponto de convergência entre esses dois temas, analisando como a gestão do conhecimento contribui para a definição de novas competências organizacionais em escritórios de advocacia, por meio de três estudos de casos. A análise permitiu confirmar a interrelação entre as duas teorias e que a gestão do conhecimento contribui para a geração de novas competências organizacionais em escritórios de advocacia, pois as competências são transformadas com os novos conhecimentos produzidos pela organização. Embora exista essa relação fundamental, considerou-se que os escritórios de advocacia brasileiros precisam amadurecer a profissionalização da administração para que usufruam dos benefícios trazidos pela gestão do conhecimento e gestão por competência.

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DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9339

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