Sobre a Revista

A Revista da APG é a publicação acadêmica, multitemática e semestral da Associação de Pós-Graduandos da PUC-SP (APG PUC-SP), que tem por missão promover e divulgar as pesquisas produzidas pelos próprios pós-graduandos da PUC-SP, desta forma contribuindo para o desenvolvimento científico com visão humanista, crítica e social. A Revista da APG foi criada em 1992, originalmente em formato impresso, e a partir de 2021 passa a ser publicada exclusivamente em formato eletrônico. Serão publicados dois números por ano, constituídos sobretudo de artigos originais de pós-graduandos (mestrado e doutorado), pesquisadores e professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais e internacionais (em português, inglês e espanhol).

A revista recebe em fluxo contínuo.

Foco e Escopo: A Revista da APG, criada em 1992 pela Associação de Pós-Graduandos da PUC-SP (APG PUC-SP), é uma revista acadêmica multitemática e tem como missão promover e divulgar as pesquisas produzidas pelos próprios pós-graduandos da PUC-SP. Dessa forma pretende contribuir para o desenvolvimento científico com visão humanista, crítica e social. Também são aceitos materiais submetidos por pós-graduandos pesquisadores e professores de outras universidades, desde que o tema de tais artigos sejam compatíveis com a linha de pesquisa de ao menos um dos programas de Pós-Graduação da PUC-SP. Serão priorizados os trabalhos que se mostrarem multidisciplinares Em formato eletrônico, a Revista da APG publica semestralmente artigos originais. Os artigos podem ser enviados em português, inglês e espanhol, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site: https://revistas.pucsp.br/index.php/apg/about/submissions#authorGuidelines.

Política de Seção: A Revista da APG possui duas seções permanentes (Artigos e Outros) e uma seção eventual (Dossiê).

  • Artigos: submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.
  • Outros: Indexado e não avaliado pelos pares.
  • Dossiê: submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.

Processo de Avaliação pelos Pares: Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação às cegas de dois pareceristas. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Periodicidade: Semestral.

Política de Acesso Livre: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Simultaneamente, não é cobrada qualquer taxa dos autores referente à submissão e/ou à publicação dos artigos.