Legado Político Marxiano
Significado Social do Conhecimento Científico para o Movimento Estudantil de Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p41-75Palavras-chave:
serviço social, movimento estudantil, dimensão político-organizativa, produção de conhecimentos, marxismoResumo
Com o texto que segue, objetiva-se reafirmar a atualidade do pensamento de Marx e Engels ainda no século XXI, bem como situar suas concepções teórico-metodológicas como legado político para as lutas gerais de trabalhadores e trabalhadoras de todo mundo, dentre as quais situam-se aquelas travadas pelo movimento estudantil de serviço social brasileiro. As reflexões ora propostas foram sistematizadas a partir de investigações desenvolvidas em uma disciplina de programa de pós-graduação em Serviço Social, articuladas ao tema de um trabalho de conclusão de curso concluído, fruto de uma pesquisa que se desdobra em um projeto de mestrado em andamento. Introduz-se o debate com uma contextualização generalista sobre a dinâmica contemporânea da sociedade capitalista, terreno no qual se desenvolve e se disputa o direcionamento sociopolítico da produção, socialização e apropriação de conhecimentos na arena da luta de classes. O texto apresenta elementos aproximativos no debate acerca do significado social do conhecimento científico no Serviço Social, sobretudo no que versa a sua vinculação e reivindicação da teoria social crítica como referencial teórico. Os apontamentos conclusivos ratificam a teoria marxiana como legado político para o endossamento da direção social crítica da profissão, com ênfase nas lutas protagonizadas pelo movimento estudantil de serviço social. Essas lutas constituem também a história do movimento estudantil geral, no contexto de embates democráticos e de direção revolucionária travadas no território brasileiro.
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