Livro-objeto e efeito: hipóteses no processo de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v2i1p71-92

Palavras-chave:

livro-objeto, literatura, arte, criatividade, catarse

Resumo

Enquanto objeto que une diferentes suportes das artes visuais à arte literária, o livro-objeto suscita, tanto em seu processo de criação, junto ao autor/artista, quanto no momento de leitura/apreciação, junto ao leitor, sensações e emoções significativas, com potencialidades para despertar sentimentos reprimidos e gerar ressignificações relevantes ao sujeito. Deste modo, o presente artigo utiliza-se, para justificar tal proposição, a importância da arte à humanidade e o conceito de livro-objeto, reconhecendo suas potencialidades enquanto objeto literário e artístico; o potencial criativo presente no processo de criação, na concepção de Fayga Ostrower, e no ato da leitura, por Wolfgang Iser e Jorge Larrosa; a catarse de Aristóteles e sua utilização por Sigmund Freud e Carl G. Jung, e as concepções sobre arteterapia, a partir de Selma Ciornai, fundamentando e justificando teoricamente a relevância deste objeto artístico e literário.

Biografia do Autor

Janaina Freire de Oliveira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Janaina Freire de Oliveira dos Santos é mestranda no programa de Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação de Elizabeth da Penha Cardoso. Possui especialização em arteterapia. Arte-educadora e pedagoga na Prefeitura  de São Paulo. E-mail: janafro@gmail.com. Brasil. URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/8198664739515947 . ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9732-4233 .

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2023-02-28 — Atualizado em 2023-02-28

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