Jornal impresso e eleições 2012: a campanha eleitoral nas primeiras páginas dos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina

Autores

  • Doacir Gonçalves Quadros Centro Universitário Internacional UNINTER.

Palavras-chave:

Jornal impresso, Cobertura jornalística, Eleições municipais, Construção da notícia, Democracia

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados obtidos no acompanhamento das coberturas eleitorais feitas pelos jornais Gazeta do Povo (GP) e Folha de Londrina (FL) sobre as eleições municipais de 2012, respectivamente nas cidades de Curitiba e de Londrina. Os dados aqui apresentados são analisados a partir do pressuposto teórico de que a informação produzida pela imprensa “constrói” o clima de opinião para a formação da opinião pública e para a definição do voto da população durante um processo eleitoral. Quantificamos e comparamos as informações contidas nas chamadas presentes nas primeiras páginas da GP e da FL a partir de algumas variáveis: agenda temática, formato e abrangência das chamadas, posição ocupada e espaço total em centímetros quadrados. A análise dessas variáveis permite verificar a visibilidade que os jornais GP e FL atribuíram ao tema campanha eleitoral em suas respectivas coberturas. Identificou-se um descompromisso dos jornais com o debate eleitoral em razão da baixa visibilidade dada à campanha eleitoral nas primeiras páginas; quando ocorreu uma ampliação da visibilidade do tema, isso se deveu em virtude da disputa de segundo turno.

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Biografia do Autor

Doacir Gonçalves Quadros, Centro Universitário Internacional UNINTER.

Doutor em Sociologia (UFPR) na área de concentração Cultura e Poder, Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia Política (UFPR). Atualmente é professor de Ciência Política da UNINTER Centro Universitário. Membro do Conselho de Pesquisa e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNINTER Centro Universitário. Parecerista Referee na Revista Científica Organização Sistêmica. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia Política e Ciência Política, atuando como pesquisador nos seguintes temas: eleições, partidos políticos, comportamento eleitoral e comunicação política. Possui publicações e apresentação de trabalhos nas temáticas: partidos políticos, mídia e eleições e comunicação política. Tem experiência profissional na elaboração de pareceres e de pesquisas de opinião, utilizando-as para a compreensão do comportamento do eleitor e da elite política, sendo utilizado por implementadores de políticas públicas ao nível municipal e estadual; por partidos políticos e por meios de comunicação.

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Publicado

2013-06-28

Edição

Seção

Artigos