Jornal impresso e eleições 2012: a campanha eleitoral nas primeiras páginas dos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina
Palavras-chave:
Jornal impresso, Cobertura jornalística, Eleições municipais, Construção da notícia, DemocraciaResumo
O artigo apresenta parte dos resultados obtidos no acompanhamento das coberturas eleitorais feitas pelos jornais Gazeta do Povo (GP) e Folha de Londrina (FL) sobre as eleições municipais de 2012, respectivamente nas cidades de Curitiba e de Londrina. Os dados aqui apresentados são analisados a partir do pressuposto teórico de que a informação produzida pela imprensa “constrói” o clima de opinião para a formação da opinião pública e para a definição do voto da população durante um processo eleitoral. Quantificamos e comparamos as informações contidas nas chamadas presentes nas primeiras páginas da GP e da FL a partir de algumas variáveis: agenda temática, formato e abrangência das chamadas, posição ocupada e espaço total em centímetros quadrados. A análise dessas variáveis permite verificar a visibilidade que os jornais GP e FL atribuíram ao tema campanha eleitoral em suas respectivas coberturas. Identificou-se um descompromisso dos jornais com o debate eleitoral em razão da baixa visibilidade dada à campanha eleitoral nas primeiras páginas; quando ocorreu uma ampliação da visibilidade do tema, isso se deveu em virtude da disputa de segundo turno.