O Partido dos Trabalhadores: um perfil do investimento financeiro nos meios de comunicação de massa nas eleições.

Autores

  • Bárbara Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Mércia Freitas Alves Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, eleições presidenciais, investimento financeiro.

Resumo

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar inicialmente uma discussão teórica acerca da importância e centralidade que os meios de comunicação ocupam no modelo de propaganda brasileiro, destacando a evolução dos modelos de campanha mediada. Posteriormente, é proposta uma análise sistematizada e comparativa do investimento em programas de rádio, tv e vídeo dos candidatos à Presidência da República nas últimas três eleições. Trata-se das campanhas do PT: Lula em 2006; Dilma em 2010, para presidência e Aloisio Mercadante em 2006 e 2010 para o governo do Estado de São Paulo. Justifica-se a escolha desses casos, a constatação de que esse partido concentra seus esforços eleitorais; entende-se por total de recursos financeiro, tempo de propaganda política televisionada e alocação de recursos. A partir desse pressuposto, pretende-se estabelecer a relação direta entre a centralidade dos meios de comunicação e o processo político eleitoral brasileiro, a partir da demonstração dos padrões de investimento nas campanhas mediadas realizadas pelo partido.

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Biografia do Autor

Bárbara Lima, Universidade Federal de São Carlos

Encontra-se cursando mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGPOL/ UFSCar. É bacharela em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política (UFSCar). Desenvolveu projeto de Iniciação Científica na área de Partidos Políticos e Comunicação Política com bolsa pesquisa concedida pela FAPESP. Membro e participante ativo do grupo de estudos Comunicação Política, Partidos e Eleições na mesma universidade. Atualmente, desenvolve dissertação de mestrado acerca de Teoria da Agenda, análise de HGPE e o uso dos meios de comunicação nas propagandas políticas brasileiras, financiada pela CAPES.

Mércia Freitas Alves, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar); Graduada em Ciências Sociais (UFSCar, 2012). É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições e do Centro de Estudos de Partidos Políticos (UFSCar). Durante a graduação foi pesquisadora bolsista de Iniciação Científica FAPESP e atualmente recebe bolsa FAPESP no mestrado. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, atuando principalmente nos temas: mídia, eleições, campanhas eleitorais, horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), profissionalização de campanhas eleitorais.

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Publicado

2014-12-15