O Partido dos Trabalhadores: um perfil do investimento financeiro nos meios de comunicação de massa nas eleições.
Palavras-chave:
Campanhas eleitorais, eleições presidenciais, investimento financeiro.Resumo
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar inicialmente uma discussão teórica acerca da importância e centralidade que os meios de comunicação ocupam no modelo de propaganda brasileiro, destacando a evolução dos modelos de campanha mediada. Posteriormente, é proposta uma análise sistematizada e comparativa do investimento em programas de rádio, tv e vídeo dos candidatos à Presidência da República nas últimas três eleições. Trata-se das campanhas do PT: Lula em 2006; Dilma em 2010, para presidência e Aloisio Mercadante em 2006 e 2010 para o governo do Estado de São Paulo. Justifica-se a escolha desses casos, a constatação de que esse partido concentra seus esforços eleitorais; entende-se por total de recursos financeiro, tempo de propaganda política televisionada e alocação de recursos. A partir desse pressuposto, pretende-se estabelecer a relação direta entre a centralidade dos meios de comunicação e o processo político eleitoral brasileiro, a partir da demonstração dos padrões de investimento nas campanhas mediadas realizadas pelo partido.