Para além do horário eleitoral gratuito: apontamentos sobre o uso da transmissão online pelos candidatos à presidência em 2014

Autores

  • Kamila Bossato Fernandes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

propaganda eleitoral, internet, política, audiovisual, discurso.

Resumo

O Horário Eleitoral Gratuito se tornou, desde a redemocratização, em 1989, um dos principais elementos a definir os resultados de uma eleição majoritária no Brasil, constituindo uma verdadeira “vitrinização” da política (CARVALHO, 1999). Em uma sociedade cada vez mais midiatizada (FAUSTO NETO, 2008, VERÓN, 2014), porém, limitações de tempo e espaço da propaganda política em rádio e TV tendem a ser minimizadas com o uso de canais de transmissão online, potencializados por sua difusão pelas redes sociais virtuais. Neste trabalho proponho analisar de que maneira os três principais candidatos à Presidência da República do Brasil em 2014 se apropriaram de ferramentas digitais em audiovisual no primeiro turno para constituir suas TVs online. Tal análise será feita a partir dos conceitos de discurso e ethos trabalhados por Patrick Charaudeau (2006). Como resultados iniciais, percebe-se uma potencialidade comunicativa ainda pouco explorada, mas que pode alterar a lógica da propaganda eleitoral.

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Biografia do Autor

Kamila Bossato Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Jornalismo, (UFC), Mestre em Sociologia (UFC), Prof. Assistente do Instituto de Cultura e Arte - Curso de Jornalismo

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Publicado

2014-11-20