Sapatos femininos Christian Louboutin: como a estética no design de sapatos Louboutin, permite que se criem apelos irresistíveis e diferenciados, induzindo as mulheres o desejarem tanto?

Autores

  • Joaquim Carlos da Silva Barbosa Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes
  • Victor Aquino Gomes Correa Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

Estética. Design. Mercado de luxo. Marca. Christian Louboutin.

Resumo

Este artigo pretende analisar a estética no design nos sapatos da marca Louboutin, através de marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais, que fascinam os clientes proporcionando experiências sensoriais individuais e exclusivas resultando em decisões de compra. Christian Louboutin é um designer de moda, que trata da estética sob a ótica do processo criativo, um produtor de artigos de luxo, que atua em um nicho de mercado com calçados e acessórios de luxo para homens e mulheres de alto poder aquisitivo. Este trabalho pretende identificar como esses marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais, fascinam seus clientes proporcionando experiências sensoriais. O resultado preliminar dessa pesquisa aponta ser a estética resultado de marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais que agem como fator decisivo no processo de compra de sapatos da marca. Faremos um estudo de caso mediante entrevistas e leituras que examinam determinados “diferenciais” estéticos quanto ao despertar de sentimentos subjetivos que encantam celebridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joaquim Carlos da Silva Barbosa, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Mestre em Ciências. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-ECA-USP), na área de concentração: Teoria e Pesquisa em Comunicação, na Linha de pesquisa: Linguagens e Estéticas da Comunicação.  Professor universitário

Victor Aquino Gomes Correa, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Doutor em ciências. Professor titular de publicidade, ex-diretor da ECA-USP (1997-2001). Orientador no PPGCOM-USP.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos