Migração, trabalho doméstico, gênero: curso da vida e trajetórias de trabalhadoras domésticas migrantes presentes no filme: “Que horas ela volta?”

Autores

  • Guélmer Junior Almeida Faria Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

migrações rurais-urbanas, mulheres, mobilidade, trabalho feminino, reprodução

Resumo

The second mother, um filme brasileiro da diretora Anna Muylaert produzido em 2015 retrata as nuances de um Brasil classista, racista e sexista. Ao abordar a migração de mulheres nordestinas para São Paulo e como opção de trabalho encontram na atividade doméstica seu aporte na casa de famílias de alta classe ou média. Evidencia que essa migração interna ainda hoje é um trampolim para estabelecer-se na cidade, traz à tona o debate sobre relações de trabalho, gênero, classe social, mobilidade social e sua interface com um paradigma até a década de 70 se pretendia superado, que é a migração rural-urbana. O filme apresenta ainda para além de todos os percalços da mudança para um grande centro urbano, tendo como pano de fundo, o “melhorar de vida”, “ganhar a vida”, “criar os filhos”, “estudar para ser alguém na vida” e tantas outras falas embutidas nos discursos dos migrantes; o dilema de ser mãe, mulher, migrante, nordestina e trabalhadora doméstica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guélmer Junior Almeida Faria, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2014), Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bolsista de Doutorado CAPES (2015), Revisor dos Periódicos: Revista Elo - Diálogos em Extensão (UFV), Revista Espaço Acadêmico (UEM) e Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (UNESP), Atualmente é Especialista Colaborador em projetos de Extensão Universitária e Professor Convidado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA/UFMG). Tem experiência na área de Desenvolvimento Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho doméstico, gênero, sociologia das migrações, estudos sobre redes migratórias, extensão rural, extensão universitária.

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos