Posicionamento político e eleitoral compartilhado: cobertura jornalística online e engajamento dos leitores de CartaCapital na disputa presidencial

Autores

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1668-3160
  • Isabele Batista Mitozo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Mídia e Eleições, Eleições 2014, Jornalismo político, Engajamento político.

Resumo

O artigo apresenta uma análise da cobertura de CartaCapital sobre a disputa presidencial de 2014, considerando o ambiente em que a revista se aproxima de seu público: seu portal na web. O objetivo é verificar que características de sua cobertura eleitoral estimulam o engajamento de seu webleitor. Por meio da análise de conteúdo, analisa-se 450 textos do portal da revista, publicados entre 01 de julho e 26 de outubro de 2014, que citaram os principais candidatos da disputa. Também são consideradas as formas de interação do leitor com esses textos tanto em comentários no portal quanto em redes sociais, como Facebook e Twitter. Entre os resultados, percebe-se que os webleitores de CartaCapital comungam da visão política e eleitoral do veículo, assumida em editorial, e tendem a replicar mais, nas redes sociais digitais, textos favoráveis à candidata à reeleição e contrários ao seu principal concorrente na disputa.

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Biografia do Autor

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). Professora substituta no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua em pesquisas na área de Comunicação Política, principalmente, sobre opinião pública, jornalismo político, mídia e eleições. 

Isabele Batista Mitozo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, onde integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Possui interesse nas áreas de pesquisa em Poder Legislativo, Participação e Deliberação Online, Eleições e Opinião Pública. 

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Publicado

2017-08-06