Dilma Bolada: o espelho virtual da ex-presidente

Autores

  • Alexandre Augusto Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Darlan Roberto Santos Faculdade Santa Rita / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular
  • Luiz Ademir Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Dilma Bolada, Redes Sociais na Internet, Remix.

Resumo

O presente artigo aborda como, a partir do fenômeno da hibridização de plataformas, ocorrido graças à convergência digital, houve um movimento de mais participação independente dos produtores de conteúdo na Internet. Nosso foco se inspira nas conceituações de Manovich (2001) e Lemos (2005), de que as redes sociais digitais construíram os pilares para a cultura do remix. Neste sentido, este trabalho analisa, a partir de um estudo de caso de Yin (2005) e da análise de conteúdo de Bardin (1977), quais imagens a fanpage fictícia de humor Dilma Bolada reflete da então presidente da república Dilma Rousseff. A hipótese é que a personagem faz um remix da ex-presidente, a partir de uma reinterpretação, que vai de uma linguagem mais próxima de um certo formalismo a um uso hiperbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Darlan Roberto Santos, Faculdade Santa Rita / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular

Pós-Doutor, tendo desenvolvido a pesquisa “Na mídia, na rua: O lixo em evidência e a desestabilização do discurso crítico”; sob orientação da professora Ivete Walty (PUC-MG). Doutor em Letras pela UFMG. Área: Literatura Comparada.

Luiz Ademir Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. docente do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-08-06