Abordagens e Métodos para o estudo das mídias sociais na Comunicação Política

Autores

  • Jean Burgess professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology.
  • Axel Bruns

Palavras-chave:

metodologia, análises mídias sociais, Comunicação e Política

Resumo

 

Dado o ambiente de mídia distribuído e de multiplataformas em que os meios de comunicação e os cidadãos compartilham e discutem eventos políticos as mídias sociais se fazem sempre presentes na política contemporânea. Consequentemente, o estudo do papel das redes sociais na Comunicação Política está agora bem estabelecido nos estudos de Mídia e Comunicação, na Ciência da Informação, tal qual na Ciência Política – como é evidenciado pela produção de volumes multidisciplinares como o Routledge Companion to Social Media and Politics (Bruns et al 2016). À medida que pesquisadores em áreas como a comunicação mediada por computador (computer-mediated communication – CMC), análises de redes sociais e estudos de internet figuravam entre os primeiros a estudar o uso de mídias sociais (Boyd e Ellison, 2007), os usos políticos e as implicações das mídias sociais passam a ser cada vez mais interessantes e preocupantes em todo o espectro disciplinar em Ciências Sociais. Este interesse generalizado prosseguiu junto à incorporação contínua de plataformas e práticas de mídia social na maquinaria da política e a quase onipresença do uso de mídias sociais entre as populações de muitas nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Burgess, professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology.

Jean Burgess é professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology. Sua pesquisa está focada nos usos, culturas e políticas das plataformas de mídias sociais, também como nos métodos novos e inovadores para estuda-las. Suas publicações como coautora e editora incluem livros como YouTube: Online Video and Participatory Culture (Polity Press, 2009), Studying Mobile Media: Cultural Technologies, Mobile Communication, and the iPhone (Routledge, 2012), A Companion to New Media Dynamics (Wiley-Blackwell, 2013), e Twitter and Society (Peter Lang, 2014). Ela já trabalhou com uma gama de governos, industrias e organizações sem fins lucrativos focando nos desafios práticos e oportunidades colocados pelas mídias sociais e digitais; como também para implementar análises avançadas de redes sociais para compreender e enfrentar os desafios de suas comunidades. Ela colabora amplamente com os colegas da QUT e da Austrália, como também com os principais pesquisadores na Alemanha, Brasil, Suécia, Reino Unido, Canada, EUA e Taiwan.

Downloads

Publicado

2018-02-22