Abordagens e Métodos para o estudo das mídias sociais na Comunicação Política

Autores/as

  • Jean Burgess professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology.
  • Axel Bruns

Palabras clave:

metodologia, análises mídias sociais, Comunicação e Política

Resumen

 

Dado o ambiente de mídia distribuído e de multiplataformas em que os meios de comunicação e os cidadãos compartilham e discutem eventos políticos as mídias sociais se fazem sempre presentes na política contemporânea. Consequentemente, o estudo do papel das redes sociais na Comunicação Política está agora bem estabelecido nos estudos de Mídia e Comunicação, na Ciência da Informação, tal qual na Ciência Política – como é evidenciado pela produção de volumes multidisciplinares como o Routledge Companion to Social Media and Politics (Bruns et al 2016). À medida que pesquisadores em áreas como a comunicação mediada por computador (computer-mediated communication – CMC), análises de redes sociais e estudos de internet figuravam entre os primeiros a estudar o uso de mídias sociais (Boyd e Ellison, 2007), os usos políticos e as implicações das mídias sociais passam a ser cada vez mais interessantes e preocupantes em todo o espectro disciplinar em Ciências Sociais. Este interesse generalizado prosseguiu junto à incorporação contínua de plataformas e práticas de mídia social na maquinaria da política e a quase onipresença do uso de mídias sociais entre as populações de muitas nações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jean Burgess, professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology.

Jean Burgess é professora de Digital Media e Diretora do Digital Media Research Center na Queensland University of Technology. Sua pesquisa está focada nos usos, culturas e políticas das plataformas de mídias sociais, também como nos métodos novos e inovadores para estuda-las. Suas publicações como coautora e editora incluem livros como YouTube: Online Video and Participatory Culture (Polity Press, 2009), Studying Mobile Media: Cultural Technologies, Mobile Communication, and the iPhone (Routledge, 2012), A Companion to New Media Dynamics (Wiley-Blackwell, 2013), e Twitter and Society (Peter Lang, 2014). Ela já trabalhou com uma gama de governos, industrias e organizações sem fins lucrativos focando nos desafios práticos e oportunidades colocados pelas mídias sociais e digitais; como também para implementar análises avançadas de redes sociais para compreender e enfrentar os desafios de suas comunidades. Ela colabora amplamente com os colegas da QUT e da Austrália, como também com os principais pesquisadores na Alemanha, Brasil, Suécia, Reino Unido, Canada, EUA e Taiwan.

Publicado

2018-02-22