Política Externa Brasileira no âmbito regional: o papel da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Autores

  • Angelo Raphael Mattos Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Bolsista CAPES.

Palavras-chave:

Política Externa Brasileira, Integração Regional, Congresso Nacional, Parlamento do Mercosul, Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul,

Resumo

A partir do estudo bibliográfico referente ao tema e do mapeamento dos requerimentos propostos pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (CPCMS), este artigo objetivou compreender o papel dessa Comissão mista no Congresso Nacional, desde sua criação em 2006, assim como sua atuação como ponte entre as discussões no âmbito do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e o encaminhamento desses temas para discussão no Legislativo brasileiro, em eventual ratificação dos acordos emanados do bloco, haja vista seu caráter intergovernamental. O resultado principal demonstra que o papel da CPCMS é relevante no sentido de que incorpora ao âmbito doméstico, de modo mais detalhado, os assuntos correntes no Parlasul, o que facilita o esclarecimento, para o plenário do Congresso, do que foi discuto no plano regional. Além disso, por meio de tais requerimentos, são feitas reuniões que possibilitam debater temas com especialistas, o que contribui para esclarecer pontos importantes das temáticas inseridas no contexto da integração regional.

Downloads

Metrics

PDF views
284
Dec 13 '18Dec 16 '18Dec 19 '18Dec 22 '18Dec 25 '18Dec 28 '18Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '19Jan 07 '194.0
| |

Biografia do Autor

Angelo Raphael Mattos, Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Bolsista CAPES.

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pelo Progrmaa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP-Marília.

Downloads

Publicado

2018-12-11