Moana: um olhar para as relações intergeracionais.

Autores

  • Verônica Bohm Universidade de Caxias do Sul
  • Marli Cristina Tasca Marangoni Rede Pública do município de Bento Gonçalves e da Faculdade CNEC Farroupilha
  • Flávia Brocchetto Ramos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a4

Palavras-chave:

Velhice, Infância, Educação pelo cinema

Resumo

 

Resumo

O artigo analisa a construção discursiva do artefato cultural Moana: um mar de aventuras (2016), buscando aproximações entre linguagem fílmica e relações intergeracionais. Para tal, conceitos de geração, aspectos da sociedade atual e do envelhecimento humano foram abordados. O mote em Moana tem engajamento social relevante, abandonando a imagem frágil e indefesa das princesas, colocando como protagonista uma jovem, que tem na avó a segurança e orientação necessária para enfrentar os desafios da vida.  Resultados apontam para a riqueza que representa para sociedade o convívio intergeracional, quando pautado pelo respeito. Moana resgata a importância do coletivo, das tradições, do respeito ao outro, mostrando os ganhos enquanto humano, ao conviver com as diferenças, inclusive as geracionais.

 

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Biografia do Autor

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

Psicóloga, professora de graduação no departamento de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul e professora colaboradora no programa de Mestrado em Educação na mesma instituição.

Marli Cristina Tasca Marangoni, Rede Pública do município de Bento Gonçalves e da Faculdade CNEC Farroupilha

Doutora em Educação - UCS

Flávia Brocchetto Ramos

Docente e Coordenadora do Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2020-06-21